Desde a sua Fundação, Portugal foi uma Monarquia.
No entanto, em finais do séc.XIX na rua exigia-se a queda da Monarquia, muitas pessoas achavam que esta forma de governo, nao era a melhor para Portugal. A população vivia mal, o desenvolvimento de Portugal era insuficiente, havia grande contestação e agitação, o País tinha grandes dívidas para com o estrangeiro, as capacidades governativas do rei eram postas em causa e estava eminente uma guerra com Inglaterra.
As razões dessa guerra centravam-se na desocupação dos territórios compreendidos entre Angola e Moçambique. Segundo a Lei Internacional os territórios africanos pertenciam ao país que os ocupasse, porém em Janeiro de 1890, a Inglaterra enviou um ultimato a Portugal, para que esses territórios fossem desocupados ou seria declarado guerra a Portugal.
O rei e o governo aceitaram o ultimato, o que provocou manifestações de descontentamento.
A 14 de Janeiro de 1908 o Partido Republicano Português organizou uma grande manifestação em Lisboa, acusando o rei de trair os interesses dos Portugueses em África.
A 1 de fevereiro de 1908 o Rei D. Carlos e o Príncipe Herdeiro D.Luís Filipe são assassinados,tendo sido D. Manuel II( o outro filho do rei) proclamado Rei, porém mesmo com o apoio de todos os partidos monárquicos o novo Rei não conseguiu que os republicanos desistissem de acabar com a monarquia em Portugal
A 5 de Outubro de 1910, nos Paços do Conselho (actual Câmara Municipal) de Lisboa é proclamada a República. Nesse mesmo dia o Rei foge para Inglaterra com a sua família, ficando aí a viver em exílio.
Com a Implantação da República vários símbolos de Portugal mudaram, tal como a bandeira, o Hino e a moeda.
Viva a República!!!! Viva Portugal!!!