terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia Mundial Contra a Sida - 1 de Dezembro

Photobucket

E porque este dia não deve ser esquecido... Aqui vão algumas notas...


O Síndroma da ImunoDeficiência Adquirida (SIDA) é provocado pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. Uma vez instalado, o vírus invade e destrói um certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra as infecções, deixando a pessoa infectada (seropositiva) mais debilitada e sensível a outras doenças.

O VIH apenas afecta os humanos, só neles sobrevive e se reproduz e pode ser transmitido de três formas:

  • contacto sanguíneo
  • relações sexuais (através do sémen e dos fluidos vaginais)
  • durante a gestação, no momento do parto e durante a amamentação

O VIH não se transmite através do ar, alimentos, água, picadas de insectos, louça, talheres, lágrimas, saliva, contactos sociais (abraço, aperto de mão...) ou outro meio que não envolva sangue, esperma, fluidos vaginais ou leite materno.

Os sintomas são vários e não são específicos da SIDA, isto é, podem ser comuns a outras doenças. Tais como: gânglios inflamados em diferentes partes do corpo; perda inexplicável de peso; cansaço muito grande e sem razão aparente; perturbações respiratórias e tosse seca; aparecimento de manchas vermelhas na pele; fungos na boca.

EXISTE TRATAMENTO! Para além dos tratamentos específicos de cada uma das complicações da SIDA, existem tratamentos para reduzir a replicação do vírus, são os antiretrovirais. Outros medicamentos disponíveis, que se usam em associação com estes, são os inibidores das proteases. Também é importante ajudar o doente e a família a lidar com a seropositividade primeiro e com a SIDA depois e, principalmente, a educação dos doentes para evitarem comportamentos que possa pôr em risco outras pessoas.



Photobucket

1 comentário:

  1. É um dia muito importante principalmente para combater a descriminação.
    Sim, podemos ter amigos com SIDA :)

    ResponderEliminar